Por Emanuelle de Jesus Santos, Samara Santos de Almeida e Josilene Luciene Duarte
A orelha é dividida em três partes:
Orelha externa - composta pelo pavilhão auricular e pelo conduto auditivo externo, tendo como função direcionar o som para o tímpano.
Orelha média - composta pelo tímpano, por três pequenos ossos (martelo, bigorna e estribo), por músculos e ligamentos, que têm como função à amplificação do som em até 60 vezes permitindo com que ele chegue até a orelha interna
Orelha interna - onde localiza-se a cóclea, responsável pela sensação do som, e os canais semicirculares, responsáveis pelo equilíbrio.
A informação do som sobe pelo nervo auditivo para o cérebro para ser interpretada. Para o funcionamento adequado do sistema auditivo, é necessário que cada parte funcione de maneira adequada.
A orelha média se comunica com a faringe, por meio da tuba auditiva e deve conter, em seu interior, pressão aérea similar à pressão atmosférica. Este mecanismo é possível, pois a cada
deglutição ocorre a abertura da tuba auditiva para a equalização da pressão em seu interior.
O mau funcionamento da tuba auditiva resulta em pressão negativa na orelha média e possível acúmulo de líquido, podendo levar a infecções denominadas "otites".
Em indivíduos com fissura de palato (envolvendo ou não o lábio), a tuba auditiva não funciona de forma adequada, levando a problemas de audição.
Desta forma, o indivíduo com fissura necessita de acompanhamento com um médico otorrinolaringologista e de avaliação audiológica constante, para monitorar o funcionamento do sistema auditivo e permitir o diagnóstico precoce, quando houver necessidade.
Referências
Amaral MIR, Martins JE, Santos MFC. Estudo da audição em crianças com fissura labiopalatina não-sindrômica. Braz J of Otorhinolaryngol. 2010;76(2).
Lima AMF, Lauris JRP, Feniman MR. Audição de crianças com fissura labiopalatina e baixo peso: estudo comparativo. Arq Int de Otorrinolaringol. 2011;15(4):461-67.
Manual de audição e fissura labiopalatina HRAC. Disponível em: http://hrac.usp.br/wp-content/uploads/2021/04/manual_audicao_e_fissura_labiopalatina_hrac_usp.pdf
Moraes TFD, Salvador KK, Cruz MS, Campos CF, Feniman MR. Processamento auditivo em crianças com fissura labiopalatina com e sem história de otite. Arq Int de Otorrinolaringol. 2011;15(4):431-36.
Comments